13 agosto, 2012

Porque quando acordo estou mais alto que quando vou dormir?

Dúvida de muitas pessoas que mediram sua altura ao levantar e depois no final do dia é: "Porque minha altura diminui quando está no final do dia."
Exemplo: Uma mulher ou um homem (independentemente do sexo) levanta de manhã, mede sua altura e marca 1,70m e no final do dia já a noite o individuo mede novamente sua altura e marca 1,69m. Porque??

Isso acontece com todos nós. 
Diminuímos de tamanho por conta da nossa coluna vertebral. Entre nossas vértebras temos o disco intervertebral que é importante para amortecimento de impactos provocados na coluna vertebral . 
O disco intervertebral é composto por um anel fibroso e dentro dele tem um líquido que é o núcleo pulposo.
             
O que acontece para diminuirmos de tamanho...
A pressão inserida nos discos intervertebrais ao longo do dia, ficando na posição vertical e carregando peso faz com que diminua o líquido dentro do disco intervertebral.
Com a diminuição desse líquido faz com que modifique nossa altura também. 
E ao dormir (horizontalmente) o disco intervertebral é hidratado. Por está em repouso e não exercendo pressões sobre a coluna. Não há perda de líquido do núcleo pulposo durante a noite, por isso acordamos com medidas normalmente maiores do que a medida que deitamos.

CURIOSIDADE...
Porque os idosos diminuem de tamanho?
Idosos diminuem de tamanho devido ao desgaste dos discos intervertebrais.
Com desgaste dos discos os idosos tendem a diminuir.

Espero ter ajudado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Mundial da Saúde

Dia 07 de abril, DIA MUNDIAL da Saúde. Em 07 de abril 1948, foi fundada a OMS (Organização Mundial da Saúde), agência especializada em Saú...