21 março, 2012

Dia Internacional da Síndrome de Down


Dia 21 de março,
 comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down

O objetivo do dia é valorizar as pessoas com Síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção dos direitos inerentes às pessoas que nasceram com a síndrome de desfrutar uma vida plena e digna, como membros em suas comunidades e na sociedade. 





---**                                                                                                **---

"O Dia Internacional da Síndrome de Down foi instituído pela Down Syndrome International em 2006. Esse ano com apoio de mais de 180 países a ONU vai oficializar essa data. A escolha do dia 21/3 é simbólica, pois relaciona-se com os três cromossomos encontrados no par 21 que caracterizam a Trissomia do 21.
A ESEF/UFPel desenvolve desde 1997 o Projeto Carinho, que ao longo dos anos tem promovido ações educativas e comunitárias, junto a crianças, adolescentes e adultos com Síndrome de Down, na busca de novas alternativas para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.
Esse projeto tem ultrapassado o conceito tradicional da proliferação do conhecimento, pois sua relevância encontra-se alicerçada na parceria junto à comunidade, compartilhando conhecimentos, recursos e estratégias, que contribuem também na formação de novos profissionais e mobilizam à população atendida para a solução de problemas relacionados à sua realidade.
O reconhecimento desse projeto como parte da formação dos universitários está atrelado às atividades de ensino e pesquisa, que o credencia cada vez mais junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais.
Nesse período de atividades foram atendidas mais de 250 pessoas com Síndrome de Down, além de oportunizar experiências concretas de ensino (graduação e pós-graduação) a cerca de 150 estudantes da UFPel e de outras instituições.
De acordo com o professor Alexandre Carriconde Marques, coordenador do projeto, a ideia atual é não perceber a pessoa em razão da sua deficiência, mas, sim, procurar estimulá-la para que possa desenvolver-se na medida de suas capacidades, no ambiente em que vive. “Com tais mudanças, o futuro das pessoas com Síndrome de Down se apresentará mais brilhante do que nunca, contendo a promessa de muitas oportunidades e realizações”, afirma Marques." Fonte: http://ccs.ufpel.edu.br/wp/2012/03/21/21-de-marco-dia-internacional-da-sindrome-de-down/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Semana Mundial da Saúde

Dia 07 de abril, DIA MUNDIAL da Saúde. Em 07 de abril 1948, foi fundada a OMS (Organização Mundial da Saúde), agência especializada em Saú...